quarta-feira, 12 de outubro de 2022

XUXA RAINHA- X QUEEN BR : [RESENHA] Xuxa 5 - 1990

 Boa tarde, galera! Como hoje vocês sabem é comemoração de dia das crianças e nada melhor que trazer aqui a rainha X pra dá as caras denovo nesse meu blog decido a ele e também vir trazer um disco da nossa rainha dos baixinhos da época do Xou da Xuxa o album/LP: Xuxa 5 de 1990, abaixo irei postar uma resenha dando créditos ao blog do tumblr: Xuxazone (também dedicado a nossa rainha) então fique a vontade e leia abaixo... bom dia das crianças a todos vcs!

Capa do álbum abaixo:

Por Xuxazone:

Em comemoração, a nossa resenha de hoje é sobre ele. Aliás, estarei fazendo primeiro resenhas dos álbum que fazem um aniversário marcante este ano (30,25,20,15 e 10 anos). Mas não se preocupe, farei mais tarde as resenhas dos outros álbuns. 

O álbum foi lançado em LP, CD e K7, foi o 3º álbum da Xuxa á sair em CD. É um dos álbuns mais famosos da Xuxa, contém alguns hits de sua carreira como: Lua de Cristal e Pinel por Você. O álbum mistura ritmos latinos como lambada e traz mensagens sobre a natureza (que perdurou durante toda a era Xou da Xuxa, e até hoje). 

O encarte do álbum era bem simples, branco com alguns desenhos com uma opacidade bem baixa. A contra-capa tinha os nomes das músicas em azul, o que dificultava a leitura do nome das faixas, já que a foto usada também tinha um fundo azul. O disco vinha com um “postal” da Xuxa, assim como o “4º Xou da Xuxa”

MÚSICAS

1. PINEL POR VOCÊ

A música já abre o álbum com o maior alto astral, com o coro das Paquitas e gritos da Xuxa “animando”, semelhante a Ilariê. A versão que era executada em performances, seja ela na TV ou em shows, não tinha o início com os gritos da Xuxa em fade-in, nem o final em fade-out. Um dos grandes hits do álbum. A canção ganhou seu primeiro clipe no especial de Natal de 1990, e depois algumas outras versões ao longo dos anos. A música foi regravada para o XSPB 6, o “Xuxa Festa” (2005) com um ritmo de rap e hip-hop


2. TEMPERO DA LAMBADA

Lambada! Como o título da música diz, a música tem o ritmo “Lambada”, ritmo que estava em alta na época. Na letra, Xuxa dá uma “receita” para poder dançar lambada. A letra fica um pouco mais “ousadinha” no refrão, quando Xuxa e as Paquitas soletram “L-A-M-B-A-D-A”. A música foi bem trabalhada no Xou da Xuxa nos anos de 1990 e 1991.


3. TREM FANTASMA

É considerada o “Thriller” da Xuxa. A canção lembra muito a música “Thriller” do Rei do Pop, Michael Jackson, seja por sua composição, efeitos sonoros de gritos e trilhos de trem, ou por sua sonoridade, que é bem semelhante á música de Michael. As performances, nos Shows e na TV, contavam com as Paquitas, fantasiadas, que interpretavam os “monstros”. Geralmente, as escolhidas, eram as paquitas Ana Paula Almeida e Letícia Spiller. A risada que aparece em alguns momentos na música, é feita pela paquita Cátia Paganote. A canção fez um sucesso considerável na época, porém, hoje o público em geral não se lembra muito da música.

4. COBRA, CHAPÉU E PALITO

A letra ensina de forma divertida as acentuações, sendo: Cobra - ~, Chapéu - Chapéu - ^, e Palito - ´. A música ganhou um clipe em 2002, no XMI. Xuxa não chegou a performar muito a canção no “Xou”, porém na Turnê, Xuxa vestia-se de professor(a).


5. É OU NÃO É?

La Isla Bonita ? “É ou Não É?” é ,basicamente, “La Isla Bonita”, de Madonna, acelerada. A música tem os mesmos acordes e instrumentais usados na canção da Rainha do Pop, com alguns sintetizadores acrescentados. A “semelhança” com La Isla Bonita só foi percebida pelo grande público alguns muitos anos depois de seu lançamento. A canção não conta com os backing vocals das Paquitas, mas sim de um coro adulto. As performances em programas e TV tinham direito a uma “dancinha” igual a que Madonna realiza no clipe da música “La Isla Bonita”.


6. LUA DE CRISTAL

O grande sucesso do álbum, um dos fatores responsáveis por suas altas vendas. A música fez parte da trilha sonora do filme homônimo, que foi um sucesso de bilheteria. Lua de Cristal é o maior sucesso da carreira da Xuxa, juntamente com Ilariê. Aqui vai uma curiosidade, as versões (que temos conhecimento que existem:

- Versão do Álbum

- Versão Demo

- Versão Festa

- Versão em Espanhol (Xuxa 2)

- Versão com Michael Sullivan (2003)

e outras muitas versões alternativas.


7. I LOVE YOU, XUXU

Mais uma música com ritmo latino. Em 1990, Xuxa estava iniciando sua carreira internacional. A letra fala das mais variadas viagens ao redor do mundo, o refrão tem versos em inglês, francês e português.


8. CANJA DE GALINHA

É Canja, é canja, é Canja de Galinha ♫. A letra ,provavelmente, foi inspirada pela Copa do Mundo de 1990, que acontecia na Itália. Até onde se sabe, Xuxa não chegou á cantar usualmente a música no Xou da Xuxa, com exceção do programa especial “Copa”, de 1990. A música foi usada em um comercial da Arisco de 1990, estrelado por Xuxa e Paquitas, onde as mesmas participavam de um jogo de Futebol.


9. TWISTXUXA

A música tem uma influência rock e jazz típicos dos anos 60. A canção faz parte das “obscuras” do disco, ou seja, foi pouca performada. Infelizmente, Twistxuxa não ganhou clipe, que em minha concepção, teria sido interessante.


10. COPA NA FLORESTA

Na música, Xuxa narra uma partida entre animais, fazendo um papel de “Galvão Bueno”. A canção era a introdução dos shows da Turnê “Xou da Xuxa ‘90″, na qual pessoas fantasiadas dos bichos descritos na música simulavam um jogo de futebol. A música ganhou um clipe em 2002, no XMI. Este clipe era exibido antes do início dos shows da primeira fase da turnê “Xuxa Só Para Baixinhos - O Show”, em 2002 e 2003.

11. VEM, LAMBAXUXA

Segunda “lambada” do álbum, outra música “obscura” do álbum. Não foi muito trabalhada, cantada pouquíssimas vezes, nem chegou á entrar na turnê “Xou da Xuxa ‘90″. A música está um tanto aguda, com a impressão que foi alterada. Ao meu ver, essa “afinação” da música, foi desnecessária. 


12. LEITURA

Uma das melhores músicas do álbum, com uma qualidade lírica e sonora impressionante. Na letra, Xuxa fala sobre a “magia” que a leitura proporciona, estimulando a imaginação. Em 2003, a canção ganhou um clipe no XMI.


13. O BOTO ROSA

A música encerra o álbum, com um ritmo mais lento. A letra conta a lenda do “Boto Rosa”, com um apelo ecológico no final da música. A música ganhou 3 clipes, um no Xuxa Especial de Natal - 1990, no Especial de Natal - 1991 e no XMI. Em 1991, a música ganhou uma versão com Milton Nascimento.

 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

“Xuxa 5″ é um álbum ótimo, sem sombra de dúvidas. Não é atoa que é um dos mais vendidos na carreira da Xuxa e foi aclamado pela crítica. Produção vocal, lírica e instrumental impecáveis, representando bem as variedades de ritmos, do rock americano ‘60 á lambada latina. 

O QUE PODERIA MELHORAR/O QUE TIRAR?

Juntei as duas perguntas pois a resposta é a mesma: esse é um dos melhores discos da era Xou, com uma variedade de letras e ritmos. Não merece ser tirado nada, e sim acrescentado: mais algumas músicas das 20 que Xuxa diz ter gravado para o disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

XUXA RAINHA-X QUEEN BR : "Xuxa Meneghel" um programa sem identidade própria [motivos que o projeto não deu certo]

  Texto: Lucas Luz Em 2013, a saída de Xuxa da Rede Globo estava mais que confirmada no último ano seu no TV Xuxa (formato família), apresen...