Por Xuxa Zone:
primeiro álbum “principal” de Xuxa (onde a mesma não faz apenas uma participação), que este ano comemora 30 anos de seu lançamento.
O álbum foi lançado em LP e K7 (boatos de que tem uma versão em CD). O encarte do LP, ao contrário das capas, é totalmente sem graça e sem cor, literalmente, ele é todo em preto e branco. A K7 então nem se fala, algo totalmente sem capricho na arte gráfica, somente a capa, e com um som horroroso se bem que as K7′s por si são bem ruins. O LP contava com um quebra-cabeça com a imagem da capa
O disco não passa de uma “trilha sonora” do especial homônimo, produzido pela Rede Manchete. Contém a participação de vários nomes da música brasileira, Xuxa tem 3 músicas solo no álbum, em 2 só faz backing vocal, e não participa de 3 músicas, sendo uma, uma homenagem d’Os Trapalhões para ela.
MÚSICAS
1. O LEÃOZINHO - Xuxa e Caetano Veloso
Com certeza, o grande “hit” do álbum, apesar de ser uma regravação da versão solo do Caetano. Xuxa está com a voz muito gostosa de ouvir nessa música, uma pena que ela mal cante os versos. A música ganhou um clipe no especial “Xuxa e Seus Amigos”, onde Xuxa e as crianças do especial caminham em uma praia e interagem com um filhote do felino. Curiosamente, Caetano não aparece no clipe. Em 2010, Xuxa regravou a música juntamente com Maria Gadú, para o XSPB 10.
2. O GATO - Xuxa e Marina Lima
Música muito aguda, algo que eu considero “barulho”. O coro dos adultos fazendo voz de criança ficou irritante e desarmonioso. Além da música ter uma “profundidade lírica” (insira sarcasmo aqui) impressionante.
3. MEU BUMERANGUE NÃO QUER MAIS VOLTAR - Erasmo Carlos (com os backing vocals de Xuxa)
A canção tem uma letra divertida, e sua sonoridade se assemelha ás músicas dos anos ‘70 e início dos anos ‘80. Xuxa só participa como backing vocal no refrão da música. Até onde se sabe, a música não chegou á ser cantada.
4. IRMÃO SOL, IRMÃ LUA - Zizi Possi (com os backing vocals de Xuxa)
Música muito gostosa de se ouvir, segue o estilo “country” norte-americano da época. Novamente, Xuxa só faz os backing vocals, que estão praticamente inaudíveis. Apesar de Xuxa mal participar na música, não desmerecemos em nada.
5. O CADERNO - Xuxa e Chico Buarque
Novamente, a música é uma regravação da versão solo, do Chico Buarque. A música é bem famosa no Brasil, e já foi regravada várias vezes. Xuxa usa a mesma técnica vocal de “O Leãozinho” nessa música.
6. PRA MODE CHATEAR - Xuxa e Nara Leão
Música mais bizarra do álbum, com uma letra um tanto macabra. Depois de tantos anos vendo a Xuxa defender a causa infantil, fica até estranho vê-la cantando “As criancinha a gente tranca no banheiro”, certamente, Xuxa nem deve se lembrar dessa música, e se lembrar, deve arrepender-se. Apesar da letra “macabra”, a composição de Tom Jobim tem um tom humorístico (o que justifica os erros de conjugação).
7. XA-XE-XI-XO-XUXA - Os Trapalhões
Homenagem d’Os Trapalhões para a Xuxa. A letra tem um teor meio nonsense, meio humorístico. A música ganhou um clipe no especial da Manchete, mas os Trapalhões não aparecem. Eles também cantaram a música introduzindo o “Xou da Xuxa Especial - Criança Esperança” de 1986, que foi exibido no Domingo, no horário do programa deles.
8. SETE QUEDAS - Xuxa
Música solo da Rainha no álbum, a voz dela na música também está muito agradável e harmoniosa. A letra, bem nonsense, tem como o tema o número 7, além do Salto de Sete Quedas, que deixou de existir em 1982. O clipe da música encerra o especial XESA, onde Xuxa usa um longo aplique e um brilhoso vestido vermelho. A música foi um “b-side” do single de “Kiddo, Meu Herói Querido”.
9. NO MUNDO DA LUA - Biquíni Cavadão
Momento “blergh” do álbum, música totalmente desnecessária e desarmoniosa com o resto do disco, assim como “Delícia”, do Ciclone. Se tem algo que não se pode negar, é que ambas sintetizam bem a sonoridade dos anos ‘80 no Brasil. Eles se apresentaram algumas vezes no Clube da Criança com a música.
10. KIDDO (MEU HERÓI QUERIDO) - Xuxa
Outra música solo de Xuxa no álbum, desta vez, com um clima bem “deprê”. A música foi single junto com Sete Quedas, a arte do single foi feita pelo famoso Maurício de Sousa. A letra de Billy Blanco Jr. fala de um herói do velho oeste, com um clima bem triste, de despedida mesmo.
11. DELÍCIA - Ciclone
Outro momento “blérgh” e desnecessário do álbum, assim como “No Mundo da Lua”, dispensa demais comentários.
12. ACALANTO - Xuxa
Mais um solo da Xuxa, a música fecha o álbum. Xuxa está com uma voz bem suave na música, que é um mix de canções de ninar, em alguns momentos a voz dela está irreconhecível.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É um álbum bem “cultural”, que conta com a participação de vários nomes da música brasileira. Agora vou dar minha nota aqui em minhas palavras este álbum é nota 9. Por ser um álbum fora do Xou da Xuxa mas tem ainda seu potencial e carisma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário