Texto: Lucas Luz
*Anaslies das faixas feitas por mim.
Capa, encarte e contracapa acima:
Bom como já tem os antecedentes desse album e do ano 95 da loira e umas curiosidades neste blogger, vim aqui trazer o que na minha opinião achei escutando esse album nas faixas em minha percepção. Como disse no post anterior tem várias páginas aqui no meu blog dando créditos ao Xuxazone e por ele dando as informações sobre esse disco mas aqui agora farei minhas análises das respectivas faixas:
FAIXAS:
01. BRASILEIRA:
Pra começar o disco abre com um rap em ritmo de patriotismo da loira (coincidência estamos em tempo de copa, não?) Ironias a partes rsrs. Essa faixa de início já me pega e nos entrega uma Xuxa cantando num flow digna de uma rapper. Mais legal dessa música é que mistura com samba nos refrões não é uma música infantil, aqui a rainha canta o que nos passamos no dia a dia. Também são mencionados grandes nomes brasileiros como: Pelé, Ayrton Senna além de Santos Dummond e Tiradentes. A música teve um clipe em 1995 e foi quase muito trabalhada.
02. XUXA HITS:
Essa é uma das melhores do disco e ainda faz você querer saltar pra dançar. Tema homonimo do programa de mesmo nome em 95 porém não chegou a ser tema de abertura no programa mas tem registros dela performando vez ou outra com uma coreografia pra lá de boa tem uma pegada energética e te faz querer escutar várias vezes (comigo sempre é assim) e pra acrescentar também teve clipe em 95 onde Xuxa e seus dançarinos estão vestidos lembrando muito um clipe do Micheal Jackson e ressaltando que ela performava com o mesmo figurino do clipe. É uma das mais lembradas neste LP e facilmente poderia ser a primeira faixa.
03. MANIA DE MALHAR:
Se tem uma música que seja a cara do público jovem da Xuxa eis aqui um hino, na época a rainha ficou como embaixadora fitness (há fã quem diga que essa música foi só o "single" merchan) poderia ser mas tem uma outra que mais serviu pra propaganda do que essa. Essa leva a continuidade energetica da faixa anterior lembra tambem muito o hit 'Maniac' com solos de guitarras qie lembram tambem os simples de "Olhar 43" com "Beat it" do rei do pop. Pena nao ter ganhado nenhum clip afinal um dos motivos pra eu gostar desse album é: a maioria das músicas ganharam clipes.
04. SALADA MIXTA:
Nome grafado obviamente com X é uma musica que fala sobre uma brincadeira da nossa infância e fez muito sucesso na época entre as crianças, pra falar a verdade considero este album o mais maduro pois não tem muita música infantil, ganhou tambem um videoclipe onde Xuxa em uma parte do clipe dá um selinho na boca de um bebê e isso provocou a raiva dos conservadores na época e queriam boicotar a música... Mesmo essa música teve um tanto sucesso na época na minha humilde opinião não acho uma das melhores músicas da Xuxa, não entendo porque tinha músicas melhores aqui pra serem muito trabalhadas do que essa mas fazer o que né ? De toda não é tão ruim assim pois é uma das pouquíssimas com foco nos baixinhos deste disco.
05. COMO O SÁBIO DIZ (Part. Abdullah):
Mais um ponto forte deste disco e curiosidade a primeira participação no LP é do produtor e DJ Abdullah (eles trabalharam de novo anos depois em Giro do Planeta) voltando ao foco juvenil esta música tem uma pegada latina que lembra um reggaton (de fato pra mim é mesmo), sim antes de existir Luís Fonsi a Xuxa digamos que foi a pioneira do ritmo kkkk e também é mais uma das minhas favoritas do álbum e essa faixa pega tambem ouvintes mais de 30 anos que acabam gostando de escutar essa daqui, mais uma que ganhou um videoclipe em 95. Fez relativo sucesso mas não consigiu grandes feitos infelizmente.
06. FUNKEIRO:
Continuando mais uma vez na vibe juvenil temos aqui o primeiro funk do álbum e o primeiro também da carreira da Xuxa o ritmo que tomou conta naquela década de metade pra o fim dos anos 90 percebemos aqui que inicialmente a proposta da música foi que Xuxa queria um cantor masculino de funk pra cantar esta música pra ela, acabaram não encontrando o cantor ideal e no final a loira aceitou dando a voz... Como a primeira faixa não é também uma música infantil em uma batida do funk moderno pra época e uma letra pra lá de cunho um pouco "sensual" contribui pra a cota das músicas animadas do disco. Não ganhou clipe infelizmente e pra os fãs também não é lembrada pelos mesmos.
07. PRA QUE FUMAR:
Por estar no meio do disco, esta faixa aqui acabou focando em público generalizado. Porque digo isso: pois bem a música fala sobre a Xuxa ensinar as crianças a dizer e "orientar" aos pais deles a nao fumar porque estraga o pulmão e nao é saudavel mas cantada de uma forma bem leve e engraçada até pq na época essa faixa atraiu os baixinhos da época porém eu percebi que a faixa também é destinada a ouvintes jovens e adultos, pra complementar neste ano a propria também foi embaixadora de uma lei contra o cigarro e outras drogas... pra muitos fãs essa aqui também serviu como progranda no Xuxa Park (em questão de sonoridade a maioria tambem não curte essa faixa) por ser um forró geralmente gostam e principalmente sendo Xuxa a intérprete então a faixa foi logo esquecida com o tempo, mesmo assim ganhou dos 2 clipes: o primeiro foi de 95 e ficou um pouquinho brega rsrs e o segundo foi no XMI o mesmo clipe mas com cenas diferentes onde Xuxa faz uma boxeadora dando nocaute no cigarro.
08. SORVETE:
Pra muitos essa aqui é uma música boazinha, porém o que acabou pegando na letra foi a falta de carisma alem da batida ser bem clichê sem muita coisa grande - pelo menos na minha opinião pois me pareceu que foi feita as pressas e passa uma sensação de qie foi composta na base da preguiça, ainda bem que não foi single pois é a mais fraca do LP nem clipe teve, a produção ficou até boazinha mas não adiantou essa música sim serviu como propagando em 95 do "Xorvete da Xuxa" por essa razão rapidamente logo foi esquecida no churrasco, se a faixa na letra pudesse ser melhor elaborada e ter ao mesmo 20% de carisma não teria fracassado, como disse: é o maior ponto baixo do disco acho desnecessária é a cota de música infantil dentro deste repertório, letra bobinha e sem muito segredo.
09. RITMOS:
Essa música me traz uma sensação que estou ouvindo muitos ritmos ao mesmo tempo mas o genero mesmo dessa música é dance com batidas latinas lembrando muito a musica "Efeito Dominó" do álbum Xuxa 2000. Enfim também é mais uma que eu canto, amo de paixão e esqueci de dizer que nesse disco os vocais da apresentadora estão ótimos teve preparação vocal e nesta música aqui tem esse mesmo exemplo, teve um clipe em meados de 96 no especial "Deu a louca na fantasia" onde Xuxa participou e alguns clipes desse LP também foram exibidos no início de 1996 mas voltando aqui a letra fala que ela gosta de dançar vários ritmos: tango, polca, mambo etc... a produção da música é que mais chama atenção e mencionam na letra tambem: Claudia Raia, Jinger Rogers e Freddie Asteire.
10. PRÍNCIPE ENCANTADO:
E chegamos na música (pra mim) mais importante, mais linda, e com uma produção muito chamativa tendo o ritmo também de funk na verdade chamamos de funk melody nesta daqui pois a sensação que essa faixa nos dá é que ela transmite ao mesmo tempo uma batida sintetizada bem de mundos encantados nas intros, essa faz a cota música juvenil/adulta da loira uma faixa também dançante mas letra é uma das mais pessoais de toda a carreira da Xuxa quem escuta de primeira vai ficar hipnotizado por essa música e eu escuto ela várias vezes ainda com coro adulto (como ao todo neste repertório) difícil alguem não gostar dela. Ganhou um videoclipe também em 1996 só que foi exibida no especial de 10 Anos da apresentadora um dos clipes mais lindos e bem feitos de toda carreira visual fonográfica da Xuxa pra mim é a melhor do álbum senão uma das melhores.
11. XUÁ, XUÁ:
Estava estranhando não ter uma música axé baiana neste disco e a surpresa vem quando escutamos o repertório e quase no final do álbum está faixa lembra muito os sucessos baianos da loira: Ilariê, Xuxa Lelê, Tindolele etc... é uma música pra lá de animada e ainda mais batucada é aquelas que você pode surpreendentemente ouvir numa praia tocando e propositalmente foi feita no verão e tem a cara mesmo muito divertida e pra cima, teve um videoclipe também em 95 num parque aquático após deve o mesmo Park aquático em que foi gravado algums clipes pra o XMI... mas uma das faixas que eu amo a letra também é muito leve atrai crianças e jovens. Porém não fez tanto sucesso assim a música quase nenhum fã lembra dessa música.
12. SANTA ROSA:
Mais uma música dance anos 90 no LP como a segunda faixa, a maioria dos álbuns da Xuxa de 94-99 sempre teve 2 ou 1 faixa dance... Pra mim essa é a mais agitada mesmo de fato do LP porque é dance ainda com um Q de trance music mas a letra é bem pessoal também da loira falando da sua terra natal e da cidade onde nasceu como o título da música se propõe muitos fãs gaúchos acham que a apresentadora esqueceu suas origens verdadeira mas aqui é a prova em que ela se importava e ainda se importa, como queriam mais do que uma homenagem dessa em forma de música, um HINO GLORIOSO poderia ter tido um clipe também (Há alguns fãs que dizem que existe um clipe sim feito na época) mas nunca achei registros do mesmo no YouTube e enfim... Essa fizeram até bem pra colocarem aqui quase no final do LP já que todos os discos da Xuxa as últimas músicas sempre abaixam a bola pro ouvinte se acalmar mas nesse disco aqui é bem diferente.
13. LUZ NO MEU CAMINHO (A Terra):
Com uma letra linda e reflexiva e tendo um clipe bastante iluminado com ela e crianças no coro nao deixa a desejar nenhum ouvinte e confesso que eu ao assistir o clipe pela primeira vez não curti muito a imagem amarelada não porém fora isso o clipe ficou quase perfeito. A música em si fica ofuscada por ser a penúltima faixa deste disco mesmo assim se saiu muito bem no carisma e leva tranquilidade rapaz a quem ouve: letra autoconsciente, melodia com arrnjos tocantes demais na alma mas o probleminha dela é que a faixa fica um pouquinho lenta pra acabar as vezes cansa mas ainda faz o jus dentro do álbum.
14. CRER PRA VER (Part. Alinne Barros):
E chegamos na última faixa extremamente gospel, um soco no estômago pra quem criticava e ainda critica a rainha por que não falava de Deus ou tinha algum "pacto" essa faixa mostrou aos fãs o poder na letra e na produção com a participação de ninguém mais e ninguém menos da cantora gospel Alinne Barros pra encerrar o repertório essa aqui não ficou ofuscada e atrai muitos ouvintes jovens e adultos (principalmente os cristãos embutidos ditos "fãs" da loura) como na anterior letra linda e muito bem elaborada ganhou clipe em 95 no especial também "Deu a louca na fantasia" e ao contrário da penúltima faixa essa aqui no final todos até lembram mais ou menos todo fã que é fã da Xuxa quando escutar essa música pela primeira vez vai se surpreender com os vocais potentes da Alinne em quase toda a música é óbvio com a voz doce e agradável da rainha dos baixinhos a química nessa participação não podia dar errado e deu muito certo.
E assim finalizo a minha análise própria desse disco, ao todo o LP que como eu disse é o melhor de toda a carreira da Xuxa (mesmo tendo 2 musicas que não curto muito) por apresentar uma vibe mais madura e a voz dela bem trabalhada também quando ouço a maioria não pulo uma faixa sequer das qu eu gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário