Texto: Lucas Luz
*Detalhe curioso é que a contracapa veio deitada de lado.
Xuxa Dance é o quinto álbum em espanhol lançado em 1996 pela cantora brasileira Xuxa (quarto se não contarmos o álbum de maiores sucessos e segundo álbum inédito já que os outros três são álbuns com músicas do programa 'El Show De Xuxa' e as anteriores a este Lp 'El Pequeño Mundo' são canções traduzidas do álbum português 'Sexto Sentido'). Nele encontramos um novo estilo musical mais atual e letras um pouco mais maduras que seus trabalhos anteriores... Vamos nos aprofundar nisso?
01. MAGIA TOTAL:
Uma base dançante nos leva à primeira faixa do álbum. A voz de Xuxa é sugestiva e muito doce para nos levar a uma festa sem fim... O melhor são os refrões do refrão que convidam a dançar e a divertir-se até de madrugada.
02. QUERIDO PROFESOR: Meio período com retoques eletrônicos para o segundo tema. Música descontraída e um refrão com 'Aha, aha' que te prendem. Aquela professora que enlouquece a Xuxa e ela querendo proteger aquele amor adolescente. Eu amo como ele canta essa música, doce e com um toque de dor na voz.
03. ESTO DE QUERERTE: Mais um intervalo com toques eletrônicos bem mais rápidos e com letras bem mais maduras que o tema anterior. Doçura e amor por aquele sentimento que chega até nós e atravessa nossos corações... Pensar que você está se apaixonando e que a outra pessoa não faz nada para acabar com aquele sentimento. Pra mim a melhor do disco.
04. LOS AMIGOS DE MIS AMIGAS SON MIS AMIGOS: A música mais engraçada do álbum começa. Aqueles namorados das amigas da Xuxa que são muito perigosos e ela não entende porque as amigas estão chateadas porque acham que ela vai levá-los embora... Mas ela é fiel aos seus princípios e diz que não, porque são amigos dela. .. Um divertido trava-língua com base em pop dance que te convida a dançar e sorrir...
05. UN BESO: Voltamos a abrandar o disco e mais uma vez encontramos uma doce Xuxa que nos pede um beijo, para nos encher de amor e fazer o seu sonho... Um doce refrão e alguns 'Mmm' antes dos versos dê ao tema um toque muito mais quente, se possível.
06. PESADILLA:
Com um toque de história de terror vem outra música divertida. Xuxa quase fazendo rap nos versos, alguns barulhos como gritos e aquela mudança de ritmo no pré-refrão para chegar no refrão. Os gritos de terror, os barulhos ao longo da música me pegam e me divertem.
07. ALAS DORADAS: O tema começa suavemente com vozes étnicas para uma música cheia de positividade e com uma mensagem muito clara: Viva a vida com alegria.
08. COMO HACEN LOS CAMPEÓNES: Xuxa canta a infância, incentivando essas crianças e jovens a praticar esportes. Talvez me lembre muito as músicas dos três álbuns de seus Shows e talvez nesse meio tempo, a música 'madura' chie bastante no álbum, sem falar na base musical que parece de desenho animado...
09. ILARIÉ (DANCE REMIX): A música mítica da Xuxa com base dance e com mudanças de ritmo, batukada, dance, pop tudo em um... Vou avaliar porque essa música traz muitas lembranças, mas prefiro a versão original.
10. MANÍACA: Adoro a base do tema e a frase que abre o tema em inglês me deixa presa... Uma música que te convida a dançar e viver a noite sem medo e querendo ser a vida da festa.
11. ALGUÉN IGUAL QUE TÚ: Outro meio-tempo com toques pop diferente do resto do álbum e com o verso quebrando a introdução com uma Xuxa perguntando a alguém que se parece com você mas é diferente de você, com sentimentos e não para brincar ela.
12. YO TE DOY MI CORAZÓN: Fechando o álbum temos mais uma música com uma introdução super dance, eletrônica e com um refrão rápido e alguns refrões que explodem. A voz de Xuxa volta a soar doce e muito mais madura nos versos e potente nos refrões.
Um álbum diferente, com bases dançantes da época e super dançante. Vale destacar a maturidade em termos de letras, sem deixar aquele toque infantil e juvenil mas que abrange muito mais do que o público exclusivo que Xuxa teve em 'Los bajitos'. É um álbum que faz rir e dançar, sem outras pretensões a não ser curtir a música... Uma joia que guardei com muito carinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário