quarta-feira, 12 de outubro de 2022

XUXA RAINHA- X QUEEN BR : [RESENHA] Luz no meu Caminho - 1995

 Texto: Xuxazone


A “estrela” de hoje é o álbum “Luz no meu Caminho”, lançado em 1995, com seus 20 anos de seu lançamento completados em 2015.

O álbum foi lançado em LP, CD e K7 e trouxe hits como: “Salada Mixta” e “Xuxa Hits”, a variedade de ritmos representa bem o ano de 1995 musicalmente, com grandes influências do funk melody. Duas músicas contam com “feat.” ou participações/colaborações.

O encarte de todas as edições contaram com as letras, com exceção das edições econômicas de 2006 á diante. O rótulo do CD, nas primeiras edições, contava com a foto usada no “poster” do LP. A partir de 2001, o rótulo passou a ser branco. O encarte do LP era simples, apenas com as letras, e um desenho de um sol com “Luz no meu caminho” escrito embaixo, o desenho seguia um padrão que Xuxa adotaria anos depois, no “XSPB” (2000). Já o encarte do CD, contava com as letras e fotos da turnê “Sexto Sentido”.

Pôster do encarte:


MÚSICAS

1. BRASILEIRA

A música abre o álbum com um clima patriota, onde Xuxa afirma com orgulho “Sou Brasileira!”. A canção conta com um coro adulto, ao invés das Paquitas, o que trás um clima especial para a música. Ao longo da canção, são mencionados grandes nomes de personalidades brasileiras, como Ayrton Senna e Pelé. A música ganhou um clipe no especial “Deu A Louca na Fantasia”, do mesmo ano. Curiosidade: o trecho “Eu sou feliz!”, da música “Hey DJ”, do álbum “Sexto Sentido” (1994) volta a aparecer aqui.


2. XUXA HITS

Xuxa hits, Xuxa heart ♫ Não se deixe levar pelo título, a música não é o “tema” do programa homônimo. Em minha opinião, a música é uma das melhores do álbum; novamente o coro adulto dá um “up” na canção. No clipe da música, Xuxa juntamente com o YCD aparecem com um visual estilo “Michael Jackson” em seu vídeo “Smooth Criminal”. Aliás, o clipe inteiro remete á “Smooth Criminal”, idêntico, diga-se de passagem. Infelizmente, a canção foi performada poucas vezes.


3. MANIA DE MALHAR

No pain, no gain! Sim, o “fitness” já era moda em 1995. A música possui um ritmo agitado, realmente, estimula muito a malhar. Os primeiros versos foram compostos sem nenhuma vírgula, então quem tentar cantar rapidamente perde o folego. No meio da música, tem uma guitarra incrível. A canção não foi muito trabalhada na época.


4. SALADA MIXTA

O grande hit do álbum! A música ensina uma brincadeira saidinha, na qual os participantes teriam de escolher uma fruta que gerava uma ação, se a pessoa escolhesse “Salada Mista”, teria de beijar outro participante. Foi um sucesso em 1995, foi muito performada no Xuxa Park e em participações em programas de TV. O clipe da música é bem simples, apenas de Xuxa com umas crianças com um fundo mostrando algumas frutas.

5. COMO O SÁBIO DIZ feat. Abdullah

A música contou com a participação de Abdullah, que fez uma espécie de “meio rap-meio cantado”. A letra fala sobre obstáculos da vida e como superá-los, com um toque “místico”, típico da Marlene na época, principalmente no refrão. O clipe da canção foi feito em uma praia, numa espécie de Luau, com a participação das Paquitas e You Can Dance. Xuxa e Abdullah contribuíram juntos anos depois, em músicas para o Planeta Xuxa e TV Xuxa.


6. FUNKEIRO

O funk melody estava em alta na época, e Xuxa não ficou de fora. A música retrata um típico “funkeiro” da época, e o ritmo, claro, condiz com a letra. Apesar de tudo, a música foi pouco trabalhada em 1995.


7. PRA QUÊ FUMAR?

“Pra quê fumar?” tem um apelo, como nos outros álbuns, desta vez, contra o cigarro. A canção começa com um divertido “aviso” do “Ministério da Xuxa” avisando sobre fumar e suas consequências. A música contou com um coro somente composto por homens, que cantam sozinhos no refrão. A música ganhou um clipe em 1995, e em 2003 no “Xuxa no Mundo da Imaginação”.


8. SOVERTE

Outra música com os elementos do funk melody e dance. “Sorvete” fala da antiga paixão da Rainha por sorvete, na canção, a composição rasga o maior elogio para o sorvete. A música é uma das obscuras do álbum, ou seja, nunca/pouco trabalhada.

9. RITMOS

A música fala sobre a variedade de ritmos. São citados alguns nomes da música na canção. Seu instrumental tem elementos semelhantes á música afro. No clipe, lançado no especial “Deu a Louca na Fantasia”, Xuxa aparece com um longo vestido preto, dançando conforme a música. O clipe também contou com a participação das Paquitas NG e You Can Dance.


10. PRÍNCIPE ENCANTADO

A canção é uma das poucas da Xuxa com uma pegada mais romântica, nela, a Rainha clama por seu príncipe encantado. Numa entrevista concedida ao Globo Repórter, no ano de 1995, Xuxa diz sobre um período de sua vida onde estava passando por um forte problema de solidão. A canção ganhou um clipe no especial noturno “Xuxa 10 Anos”, em 1996, inspirado na cena onde Marilyn Monroe canta a música “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, do filme “Os Homens preferem as loiras”, porém, no vídeo, Xuxa acaba sozinha.


11. XUÁ XUÁ

A música tem uma sonoridade próxima ao Axé da época. A composição da mesma, fala sobre uma festa de animais, com uma temática muito parecida com a música “Previsão do Tempo” (4º Xou da Xuxa, 1989). A música faz parte das obscuras do álbum.


12. SANTA ROSA

Muitos de Santa Rosa dizem que a Rainha esqueceu a cidade e que não gosta mais de lá. Esse fato cai por terra, já que Xuxa incluiu uma música onde tem sua terra natal como maior inspiração para a composição. Não se sabe se ela chegou a ser performada, então á classificamos como “obscura” do álbum.


13. LUZ NO MEU CAMINHO (A TERRA)

A canção dá título ao álbum. Tem um ritmo lento porém, gostoso de se ouvir. Os corais, novamente, é adulto, sem as PQTs. A letra fala sobre a paz e o amor no mundo. O segundo verso é cantado inteiramente por crianças. No clipe, lançado no especial “Deu a Louca na Fantasia” (1995), Xuxa aparece vestida de branco, num cenário cheio de velas, na segunda parte da canção, um coral de crianças também aparece no clipe.

14. CRER PRA VER feat. Aline Barros

A canção mais bonita liricamente do álbum, além de ter arranjos de tirar o folego. Xuxa está com vocais bem poderosos na música. Aline Barros participa no refrão da música, junto ao coro, porém com a voz mais destacada. O clipe, lançado no especial “Deu a Louca na Fantasia” (1995), contou com a participação de Angel Mattos (na época, grávida) e Aline Barros. O vídeo foi gravado em  Nova Jerusalém, Pernambuco.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em minha opinião, esse é o melhor álbum da Xuxa, desde a produção vocal e instrumental á produção gráfica. Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

XUXA RAINHA-X QUEEN BR : "Xuxa Meneghel" um programa sem identidade própria [motivos que o projeto não deu certo]

  Texto: Lucas Luz Em 2013, a saída de Xuxa da Rede Globo estava mais que confirmada no último ano seu no TV Xuxa (formato família), apresen...