Texto: Xuxazone
“Xuxa 2000″ é um álbum marcante, marca o fim de uma era (esse disco foi o último “Pré-XSPB”), também foi a primeira capa onde Xuxa aparece com suas madeixas cortadas e o último álbum a ser lançado nos anos 90.
A capa é uma das mais belas (em minha opinião) de toda a carreira da Xuxa, a arte gráfica do disco é totalmente impecável, desde a capa, contra capa, encarte e até rótulo CD. Todo o texto na capa e contracapa têm um efeito holográfico. A primeira tiragem vinha também com uma etiqueta holográfica com uma marquinha de beijo e a sua assinatura, para confirmar o quão original era o CD, nas palavras de Xuxa.
O encarte tem o formato “livreto”, a arte imita um caderno escolar, com traços bem típicos que seriam adotados no ano seguinte, com o “Xuxa Só Para Baixinhos” (2000).
Infelizmente, esse álbum está na lista dos menos vendidos da carreira da Xuxa, junto com “Só Faltava Você” e outros. Além de não ter sido relançado posteriormente.
MÚSICAS
1. PROFECIAS (FIM DO MUNDO)
No fim do ano de 1999 houve um medo geral na nação, muitos acreditavam que o fim do mundo chegaria junto com o novo milênio, e dentro deste tema que a composição de Michael Sullivan e Dudu Falcão se desenvolve. A música também serve como um “apelo” contra grandes problemas mundiais, como desmatamento, fome, guerras etc. A canção foi a mais trabalhada do álbum, “Profecias” foi tema da abertura do “Xuxa Park” nos seus anos finais, e também foi tema de abertura da novela “Vila Madalena” (1999) da Rede Globo, onde Xuxa aparecia na abertura. O clipe da música foi aproveitado na abertura da novela. Muitas comparações foram feitas com o clipe de “Ray Of Light”, da Madonna.
2. PAGOXU feat. Grupo Molejo
Xuxa e Marlene resolvem apostar em algo diferente, com o pagode embutido na faixa. A música conta com uma introdução feita pelo Molejo. Em algumas performances, a introdução era “dublada” pelo Fly (You Can Dance). A música ganhou um clipe no programa “Xuxa no Mundo da Imaginação”, em 2002. Curiosidade: Existe uma versão demo do Grupo Molejo, sem a Xuxa.
3. O BICHO VAI PEGAR
A parceria entre Xuxa e Cid Guerreiro (compositor de vários hits como “Ilariê”, “Tindolelê e “Pinel por Você”) volta á tona, pois bem, a canção tem o ritmo “baiano” (como o próprio Cid/Xuxa/Marlene/Produção descrevem) predominante. Não foi um single, porém foi bem trabalhada no “Planeta Xuxa” e “Xuxa Park”.
4. O ELEFANTE FELIZ
A música faz a cota “infantil” do álbum, a sonoridade é bem próxima ao “XSPB”, do ano seguinte, poderia muito bem ter sido aproveitada no projeto. As performances contavam com Xuxa e Paquitas com adereços de elefante. A canção ganhou um clipe no XMI, em 2002.
5. A FESTINHA
A faixa é recheada de elementos da cultura infantil, desde personagens da Disney á Turma da Xuxinha. Os arranjos tem como inspiração músicas dos anos 50. A composição fica por conta de Luizito e Paulo Azarias.
6. LAMBAERÓBICA DA XUXA
O ritmo da música também é o pagode. A dança “Lambaeróbica” é uma mistura de Lambada e Aeróbica, que na época estava em alta. O coro fica por conta das Paquitas NG. A composição é de Álvaro Socci e Cláudio Matta.
7. DANÇANDO O COUNTRY
Bem antes de Taylor Swift ou Paula Fernandes, Xuxa já pegava sua carona no Country, que estava em alta na época. A música foi bem trabalhada no “Xuxa Park”, e algumas vezes, performada no “Planeta Xuxa”. Nas performances, Xuxa e Paquitas (2000) usavam um grande chapéu de Cowboy (cowgirl no caso).
8. DIA DAS BRUXAS
A música é inspirada no Halloween, uma festa popular nos Estados Unidos e Europa, a primeira e única da Xuxa a tratar desse tema. A canção tem arranjos maravilhosos, com um solo de guitarra digno de um rockstar. A faixa foi bem trabalhada no “Xuxa Park” no ano de lançamento do álbum, e em datas comemorativas posteriores, assim como no “Planeta Xuxa”. O clipe foi lançado em 2003, no XMI.
9. A BANDINHA DA XUXA
Seria uma continuação do música “Banda da Xuxa”, do álbum “Xegundo Xou da Xuxa” (1987)? Apesar dos nomes semelhantes, uma música não tem nada com a outra. A faixa usa o “auto-tune” em grande escala (todos os álbuns a partir de 1998 possuem auto-tune), o que o torna bem perceptível. A canção foi pouco trabalhada, performada poucas (3) vezes no “Xuxa Park”, apesar disso, ganhou um clipe no “Xuxa no Mundo da Imaginação”, em 2002.
10. CABEÇA, TRONCO E MEMBROS
A música mais parece uma “mãe” de “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”, do “XSPB” (2000). O ritmo é mais lento, porém a voz da Xuxa está bem doce e gostosa de ouvir. A canção é a parte “obscura” do álbum, pouco ou nunca performada.
11. EFEITO DOMINÓ
A música é uma das “adultas” do álbum, faz parte da trilha sonora do filme “Requebra” (1999). A canção foi bem trabalhada no “Planeta Xuxa” durante o período de promoção do filme/álbum. A cena do “Requebra” onde toca “Efeito Dominó” é cheia de dança e sensualidade.
12. VIRA, VIRA (PLANETA VIRA, VIRA)
O grande sucesso do álbum, foi trabalhada massivamente no “Planeta Xuxa”, chegou a ser tema de abertura/encerramento do programa por um pequeno período de tempo, em 1999 e 2000.
13. RAP DA XUXA
A variedade de ritmos e letras está, mais uma vez, confirmada. “Rap da Xuxa” é bem diferente do resto do álbum, Xuxa arrisca um “rap”. A música é a “obscura” do álbum, nunca performada. É pouco lembrada até pelos próprios fãs.
14. SÓ O NOSSO AMOR
A faixa é uma balada romântica. A música também faz parte da trilha sonora de “Requebra”, porém acabou sendo ofuscada por “Efeito Dominó”. Para piorar, no filme é só tocada a versão instrumental da música.
15. POT-POURRI: Primeiro Aniversário/ Parabéns Para Você/ Parabéns da Xuxa
“Parabéns da Xuxa” (1987) foi regravada para esse pot-pourri. A única parte inédita é a música “Primeiro Aniversário”. A canção também está recheada de auto-tune, que está bem perceptível.
16. 2000
A última música e que intitula o álbum, volta ao tema de “fim do mundo” de “Profecias”, só que ao contrário. O clipe da música foi apresentado no “Show da Virada” em 1999/2000, gravado no cenário do “Planeta Xuxa”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A sonoridade do álbum é bem diversificada, indo de Axé ao Country. Algumas músicas caberiam perfeitamente no projeto “XSPB”, como “O Elefante Feliz”, “A Festinha”, “Cabeça, Tronco e Membros entre outras. A arte gráfica é impecável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário