Lançamento: cancelado
Gravação: 1992/1993
Idioma: inglês
Formato: K7
Gravadora: Globo Records
Produção: Eric Thorngren
Gêneros: pop, infantil
Texto: Lucas Luz
Tem hoje em dia versões fã made:
Bom eu já escutei no YouTube esse álbum não lançado e antes de tudo precisamos contar a história da carreira internacional de Xuxa antes de chegar nos EUA:
Em 1992, quando Xuxa estava fazendo muito sucesso no Brasil e em países da América Latina, as produtoras MTM Enterprises e DiC Entertainment apresentaram algumas propostas baseadas no Xou da Xuxa, para que ela tivesse um apelo ao público norte americano, no entanto, ela recusou os convites, pois acreditava que deveria aprender a falar inglês primeiro, para depois poder pensar em ter um programa nos Estados Unidos. No entanto, Xuxa considerou a ideia da MTM era mais interessante, e acabou assinando com a produtora. Neste contrato ainda eram inclusas a clausula do lançamento de um álbum em língua inglesa para o mercado americano foi planejado para chegar as lojas em 1994, para coincidir com o lançamento da segunda temporada de seu programa no país Xuxa. O álbum consistiria em 20 adaptações de seus maiores sucessos para a língua inglesa e uma nova música original, "Talk to Me" para a qual o álbum ganhou o nome.
Em correlação ao Brasil nos anos 90 principalmente no início a pirataria dominava por aqui naquela época e a inflação econômica não tava nada legal e nesse sobe e desce resultou num desempenho razoável (ruins, pra se falar os fatos) nas gravadoras musicais brasileiras inclusive todos artistas musicais desde 91 e todo a década sofrerem por vários motivos de vendas baixas nisso também afetava a Som Livre e Xuxa.
Infelizmente os 2 últimos volumes do 'Xou' não foram bem nas vendas por motivos citados acima e a carreira de Xuxa estava ficando saturada em questão tb de programa pois o Xou sofria com uma baixa audiência considerável imagine as outras apresentadoras infantis brasileiras o quanto sofreram com isso na época também mas Xuxa era muito mais cobrada por ser simplesmente a rainha dos baixinhos e das vendas musicais naquele momento, a loura não estava contente e a própria precisava dá uma guinada total na sua carreira em 92 encerrava-se o Xou da Xuxa e no mesmo ano continuava com as versões hispânicas Show de Xuxa e Xuxa Park (esse último cancelado por problema na coluna da apresentadora), ela ainda dava sucesso no mercado americano hablante espanhol e lançou o 'Xuxa 3 espanhol' e em 93 um novo ano começava e a loura continuava a dar bastante sucesso na america latina lançou uma coletânea: Todos Sus Éxitos. E aqui no Brasil ? Bem, ela não foi bem por aqui, então nisso ela lançou um disco sobras dos 4 últimos discos do Xou com músicas "Inéditas" descartadas e nao tiveram divulgação alguma pois ela tinha um novo programa o XUXA 1993 (não era infantil) a única música foi divulgada das "inéditas" foi Corrente de Amor só em uma única performance. As vendas desse LP foram razoáveis mas um disco sem preparo ou nada foi um trabalho bem feito.
CARREIRA NOS EUA e o disco Talk to Me:
Talk To Me seria o primeiro álbum de estúdio da cantora e apresentadora brasileira Xuxa em língua inglesa. Inicialmente, o álbum em inglês seria lançado no verão dos Estados Unidos, entre os meses de junho e setembro de 1994, depois acabou sendo adiado para o ano seguinte (1995) e adiado novamente para 1996, quando o programa de Xuxa nos Estado Unidos parou de ser exibido. A alegação para o não lançamento do álbum foi a que Xuxa estava com problemas na coluna, além de que como o programa dos Estados Unidos havia parado de ser exibido, uma das principais vitrines para o lançamento havia se fechado.
As músicas foram gravadas pela gravadora Globo Records. A autoria das versões do álbum são divididas entre Monique Dayan, Mats Roden, Bill Bonk e Deborah Blando.
A única música inédita do álbum é "Talk To Me" (na qual fazia um grande apelo para que o público a aceitasse e compreendesse todas suas limitações com a língua inglesa), cuja autoria é de Monique Dayan.
Lista das Faixas:
1. Xuxa's Theme
2. Chindolele
3. Ilariê
4. Our Song Of Piece
5. Crazy About You
6. Xuxa's Dance
7. An X On Your Heart
8. Talk to Me
9. Do Say (Doce Mel)
10. Rainbow
11. The Alfabet Song
12. Xuxa's Recipe
13. The Flea
14. Froggy, Froggy
15. Today's a Happy Day
16. Life is a Party
17. The Trouble Of Love
18. Alert
19. All America
20. The Miracle Of Love
21. Crystal Moon
"Para o programa de televisão americano, Xuxa regravou vários de seus hits em inglês. Além dos hits já conhecidos de seus fãs latinos, Xuxa também gravou uma nova música intitulada "Talk To Me", que explicitamente fez um apelo para que o público seja paciente no que diz respeito ao seu inglês fraco. A música foi produzida ao ritmo de "Axé Music" que era muito popular no Brasil a época."
A maioria das músicas tiveram seu instrumental totalmente refeito, diferentemente das versões em espanhol aonde os instrumentais foram remixados das versões em português. Na maioria, a maioria das letras eram traduções com palavras cuidadosamente escolhidas para não perder a rima, no entanto, músicas como "Do Say" que acabaram bem diferentes de sua versão original em português, O caso de Doce Mel (Bom Estar Com Você), que na versão em inglês recebeu o nome de "Do Say", foi adaptada para língua inglesa para que passasse uma mensagem politicamente correta, através de trechos como "Treat someone the same as you'd like to be" (trate alguém assim como você gostaria de ser tratado) e "Cause everything you do come back to you too" (tudo o que você faz volta pra você também), o que soa completamente diferente da versão original que tinha um apelo a imaginação. O tema de abertura e encerramento utilizado no programa era "Xuxa And Her Friends" (em português "O Xou da Xuxa Começou").
As músicas só foram lançadas em fita cassete que vinham junto com as bonecas.
Performances:
Muitas das faixas deste álbum foram cantadas em seu show, várias delas também foram lançadas em fitas de cassetes que foram incluídas na linha de bonecas Xuxa produzidas pela RoseArt em 1993. As versões não oficiais de baixa qualidade deste álbum circularam no mercado, mas nenhuma versão oficial do estúdio foi lançada, exceto as faixas "Do Say'' (Doce Mel) e "Ilarie", ambas, liberadas pela própria Xuxa Produções (No caso de "Ilarie", foi liberado apenas um minuto da versão estúdio em um vídeo comemorativo dos 30 anos do disco Xou Da Xuxa 3 e da versão em português, qual fez muito sucesso nos anos 80) e "Xuxa's Dance" que foi retirada de uma das K7's que vinham com as bonecas e remasterizada por fãs.
A única performance fora do programa foi a performance da faixa "Miracle" ("Milagre da Vida" em português), onde foi cantada no Telethon americano de 1993.
Disponibilidade:
No segundo semestre de 1994, a Sony Wonder adquiriu os direitos de vídeo domésticos da série de televisão Xuxa e lançou duas caixas de VHS chamados de "Xuxa Celebration! with Cheech Marin" e "Xuxa Funtastic Birthday" as quais traziam versões em boa qualidade das músicas "Talk To Me" "Xuxa's Dance" "Shining Star" e "Song of Peace.
Uma versão falsa do CD inédito, com áudios tirados de velhas fitas VHS e com má qualidade chegou a ser vendido em lojas online. Esses CD tiveram tanta repercussão que a Xuxa Produções conseguiu proibir a venda deste CD judicialmente.
Conclusão:
Até queria sim hoje em dia esse álbum lançado em primeira mão nas plataformas de streaming escutaria muitas vezes mas os áudios origens de tudo antes se forem lançados precisariam passar um mixtape de RIP (pra melhor o áudio ainda mais). Enfim... Acho que se Xuxa lançasse hoje nos EUA e aqui esse disco engavetado não sei se daria muito certo mas o legado internacional de Xuxa é lembrado até hj pelos americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário